13 de jul. de 2012

DIA DO ENGENHEIRO DE SANEAMENTO


Celebra-se hoje, dia 13 de julho, o Dia do Engenheiro de Saneamento. Há 48 anos a data faz parte do calendário nacional instituída pelo DECRETO Nº 53.697, DE 13 DE MARÇO DE 1964, assinado pelo Presidente da República do nosso país à época João Goulart.
A data foi escolhida em virtude da Lei nº 4089, sancionada em 13 de julho de 1963, que transformou o Departamento Nacional de Obras de Saneamento em autarquia, marcando a instauração da nova política de saneamento de base do Brasil, por ser considerado “área de maior importância para o desenvolvimento nacional”.
Algumas curiosidades sobre esta importante profissão:
Histórico
Há 400 anos os egípcios já conheciam técnicas de tratamento da água. Dois mil anos antes de Cristo, os persas já se preocupavam com a preservação dos recursos naturais, proibindo o lançamento de excretas nos rios. Milênios antes da Era Cristã, chineses e japoneses já tratavam a água para consumo.
Surgimento da profissão
O adensamento das aglomerações humanas resultado da expansão industrial despertou a preocupação com a preservação dos recursos. Assim surgiu o Saneamento, área disciplinar que utiliza conceitos e definições da Ecologia, Engenharia, Química e outros ramos do conhecimento humano para solucionar problemas causados pela ação do homem sobre a natureza.
Atribuições
A Resolução do Confea 310/86 define o Engenheiro de Saneamento como aquele profissional desenvolve atividades relacionadas com sistemas de abastecimento de água, incluindo captação, adução, reservação, distribuição e tratamento de água; sistemas de distribuição de esgoto em soluções individuais ou sistemas de esgotos, incluindo tratamento; coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos (lixo); controle sanitário do ambiente, incluindo o controle de poluição ambiental;controle de vetores biológicos transmissores de doenças, como insetos e roedores; instalações prediais hidrossanitárias; saneamento de edificações e locais públicos, tais como piscinas, parques e áreas de lazer, recreação e esporte em geral; e saneamento dos alimentos.
Formação
Para quem estiver interessado em abraçar a profissão, existem cerca de 20 instituições de ensino superior no país que formam Engenheiros Sanitaristas, entre elas as Universidades Federais: UFBA, UFMT, UFPA, UFSC e a Pontifícia Universidade de Campinas (PUCCAMP).

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego. Disponível em: < http://mte.jusbrasil.com.br/noticias/1528268/hoje-e-dia-do-engenheiro-de-saneamento>. Acesso em 12 de julho de 2012.

0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.