CMS Nagib Jorge Farah

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21240-780 | ☎ Telefone: (21) 3357-7006 | 7018
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Diretor: Alexandre Lara | Gerente: Alessandra Requena | CNES 2296535 - ESF: 08 | ESB: 04

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

6 de jun. de 2012

DIA NACIONAL DA LUTA CONTRA QUEIMADURAS

DIA NACIONAL DA LUTA CONTRA QUEIMADURAS


Celebra-se hoje, dia 6 de junho, o Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras. A data surgiu em 2009 com sanção da Lei nº 12 026 de 9 de setembro de 2009 pelo Ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, instituindo o dia 6 de junho o Dia Nacional da Luta Contra a Queimadura com a finalidade de se divulgar em todo o território nacional medidas preventivas necessárias à redução da incidência de acidentes envolvendo queimados.
Segundo informações da Revista Brasileira de Queimaduras (artigo de Tavares e Hora do ano de 2011), “estima-se que em torno de 1 milhão de pessoas sejam acometidas por algum tipo de queimadura no Brasil a cada ano, dos quais 200 mil são atendidos em serviços de emergência e 40 mil demandam hospitalização. Os acidentes por queimaduras estão entre as principais causas externas de morte registradas no país, perdendo apenas para os acidentes automobilísticos e homicídios”.
Cerca de 80 mil pessoas sofrem acidentes por queimaduras em ambiente domiciliar, e os líquidos superaquecidos ou combustíveis são os principais agentes causadores. O álcool colabora com cerca de 20% dos casos de queimaduras por líquidos combustíveis, por se tratar de um produto de fácil acesso, de preço baixo e sem restrição de compra. A água quente é o principal vilão em se tratando de líquido superaquecido, contribuindo para a maioria dos casos de queimadura em crianças.
As sequelas das queimaduras podem ser funcionais, estéticas ou psicológicas, o que provoca um impacto social relevante no retorno à produtividade. A ocorrência da reepitelização da área atingida, as cicatrizes, as contraturas e a distorção de toda a imagem culminam, com frequência, na morte social da vítima de queimadura.
A infecção é uma das mais frequentes e graves complicações da vítima com queimadura, sendo responsável por 75% a 80% dos óbitos. Os fatores que favorecem as complicações infecciosas são extensão da superfície corporal queimada, imunossupressão, possibilidade de translocação bacteriana gastrintestinal, internação prolongada e uso inadequado de antimicrobianos, além dos procedimentos invasivos que comprometem a defesa natural.
Outra complicação importante são as cicatrizes hipertróficas, que requerem tratamento prolongado e doloroso. Essas cicatrizes e os queloides, depois de estabelecidos, apresentam alto grau de recidiva após as cirurgias.
O tratamento das vítimas com queimaduras requer trabalho interdisciplinar, envolvendo diversos profissionais da área de saúde, como cirurgiões plásticos, anestesiologistas, clínicos, intensivistas, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistente social, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, auxiliares, entre outros. Tal interação multiprofissional permite cuidado integral ao paciente.
As medidas educativas são de fundamental importância no que se refere à prevenção do problema. Tais medidas consistem em orientar desde cedo as crianças a evitar situações de risco para queimaduras no ambiente doméstico, em incluir nos currículos escolares o ensino de prevenção dos acidentes, como a queimadura, além de campanhas preventivas voltadas para toda a população. A implementação dessas ações educativas deve ter como base dados epidemiológicos de cada região, para que se possa direcionar as prioridades de cada localidade.
O artigo acima reforça a importância da data de hoje para trabalhar a conscientização da população brasileira em se tomar todas as medidas preventivas necessárias para evitar acidentas envolvendo queimaduras, principalmente, nos ambientes domésticos onde os casos são mais freqüentes.

Locais que oferecem serviços especializados em Queimaduras no Rio de Janeiro:

·        Clínica São Vicente
Rua João Borges, 204 Gãvea – Rio De Janeiro
·        HFAG Hospital da Força Aérea do Galeão
Estrada do Galeão, 4101 – Rio De Janeiro
CEP: 21941000
(21) 2468-5100
leiros@uol.com.br
·        Hospital Do Andaraí
Rua Leopoldo, 128 Andaraí – Rio De Janeiro
lmacieira@openlink.com.br
·        Hospital Municipal Souza Aguiar
Praça da República, 111 Centro – Rio De Janeiro
·        Hospital Pedro II
Rua do Prado, 325 Santa Cruz – Rio De Janeiro
(21) 3395-0123
sauat@hotmail.com
silvangelaauatt@ig.com.br
sauat@hotmai


Fontes:
- Sociedade Brasileira de Queimaduras. Dia Nacional da Luta Contra Queimaduras. Disponível em:< http://www.sbqueimaduras.com.br/sbq/2012/05/dia-nacional-de-luta-contra-queimaduras/>. Acesso em 05 de junho de 2012.
- Tavares CS, Hora EC. Caracterização das vítimas de queimaduras em seguimento ambulatorial. Rev Bras Queimaduras. 2011;10(4):119-123
- Sociedade Brasileira de Queimaduras. Serviços da Região Sudeste / Rio de Janeiro. Disponível em:< http://www.sbqueimaduras.com.br/sbq/category/servicos/regiao-sudeste/rio-de-janeiro/>. Acesso em 05 de junho de 2012.

DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO

DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO


Celebra-se hoje, dia 6 de junho, o Dia Nacional do teste do Pezinho. A data vem salientar a importância deste procedimento, realizado em recém-nascidos.
O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas.
O período ideal para a realização da coleta do Teste do Pezinho é a partir do 3º dia de vida do bebê ou o mais brevemente possível. Isto não invalida, entretanto, a sua realização em bebês com mais dias de vida. O que poderá ser prejudicada é a eficácia do tratamento, caso necessário.
O exame ficou popularmente conhecido como “teste do pezinho” por ser realizado através da análise de amostras de sangue coletadas através do calcanhar do bebe. É um procedimento simples que não traz riscos para a criança.
Algumas doenças que são detectadas com a realização do exame:
·        Fenilcetonúria
Distúrbio genético no qual um dos aminoácidos presentes no leite pode prejudicar a saúde do bebê causando retardo mental grave.
·        Galactosemia
A galactose presente no leite causa, nas crianças com galactosemia, um quadro grave marcado por catarata, convulsões e diarréia.
·        Hipotireoidismo
A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento.
·        Hiperplasia Adrenal
Distúrbio no metabolismo que pode levar à desidratação aguda e na menina, a masculinização dos órgãos genitais.
·        Fibrose Cística
Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônicos
·        Deficiência de Biotinidase
A carência da biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões na pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento a acidose metabólica.
·        Toxoplasmose
Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares entre outros.
·        G6PD
A deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase é a enzimopatia mais comum podendo apresentar grave icterícia neonatal ("amarelão") ou anemia hemolítica (ruptura dos glóbulos vermelhos)
·        Rubéola
Infecção viral transmitida pela mãe ao feto que pode causar deficiência mental, retardo no crescimento, deficiência auditiva, defeitos cardíacos, catarata, lesões ósseas e outros problemas.
·        Anemia Falciforme
As hemoglobinopatias são doenças causadas por anormalidades na estrutura molecular ou na produção da hemoglobina "S". Crianças com hemoglobina anormal são altamente suscetíveis à anemia e infecções.
  • MCAD
Distúrbio Genético que interfere na utilização dos Ácidos Graxos como fonte de energia para o organismo. É uma doença genética potencialmente fatal que pode provocar o quadro de Síndrome da Morte Súbita.
·        Sífilis
A criança que adquire essa doença durante a gestação pode apresentar, ao nascimento, problemas de pele, ossos, baço, fígado e sistema nervoso. Em alguns casos, a doença só se manifesta após alguns anos.
  • Citomegalovirose
Entre as manifestações associadas à infecção congênita pelo citomegalovírus estão a hidrocefalia, calcificações cerebrais e seqüelas visuais, auditivas e mentais.
  • Doença de Chagas
Parasitose que, quando adquirida na gestação, pode se manifestar por anemia, febre, dores musculares, lesões ósseas e graus variados de problemas cardíacos.
  • AIDS
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida pode ser transmitida ao feto pela mãe contaminada pelo vírus HIV.

(Fonte: Teste do Pezinho. Disponível em: < http://www.testedopezinho.com.br/index.html>. Acesso em 05 de junho de 2012.)

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.