CMS Nagib Jorge Farah

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21240-780 | ☎ Telefone: (21) 3357-7006 | 7018
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Diretor: Alexandre Lara | Gerente: Alessandra Requena | CNES 2296535 - ESF: 08 | ESB: 04

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

5 de jun. de 2012

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE


Celebra-se hoje o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante todo o ano são realizadas diversas atividades voltadas para a preservação do meio ambiente, mas é no dia 5 de junho que acontece o evento principal envolvendo todo o mundo.
A data surgiu em 1972, que se desenvolveu com o passar dos anos, sendo considerado hoje o principal evento em que ONU (Organizações das Nações Unidas) “estimula a sensibilização mundial pelo meio ambiente e incentiva atenção e ações políticas”.
O Brasil será o país sede do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nosso país foi sede da Cúpula da Terra no Rio de Janeiro no ano de 1992, que reuniu à época o maior número de líderes globais para tomar decisões importantes sobre o bem-estar do planeta e sobre questões de desenvolvimento. Agora, após vinte anos, nossa Cidade Maravilhosa será novamente sede com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, sendo considerada uma Conferência do mais alto nível, com a presença de Chefes de Estado e de Governo ou outros representantes.
O tema de 2012 para o Dia Mundial do Meio Ambiente é "Economia Verde: Ela te inclui?", abordando dois aspectos:
  • o primeiro referente à Economia Verde, definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), como ações que resulte na melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que se reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social. Do ponto de vista prático, a Economia Verde é aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a eficiência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Esses investimentos devem ser catalisados e apoiados por reformas de políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas.
  • o segundo é um chamado a pessoas de todas as partes do mundo para conhecer melhor o conceito de Economia Verde e avaliar se, no seu país, ela te inclui.
Segue abaixo, o abecedário do Dia Mundial do meio Ambiente (WED), com dicas que ajudem a se adaptar a um estilo de vida que leva em consideração o meio ambiente.
A
Apoie e motive empresas que utilizam materiais certificados e operam de maneira ambientalmente sustentável.
Aprenda mais sobre a Índia, o país-sede deste ano.
B
Beterraba, cenoura, tomate, alface… Cultive seu próprio jardim orgânico e tenha sempre em casa vegetais deliciosos.
C
Comece já!
Cadastre uma atividade no site do WED!
Coma alimentos orgânicos e cultivados regionalmente, ajudando assim a diminuir o espaço florestal utilizado para plantação.
Conheça bem todas as suas opções. Descubra as pequenas atitudes que você, como indivíduo, pode tomar para ter um impacto positivo sobre o meio ambiente.
D
Desligue a torneira enquanto escova os dentes. Você pode economizar até 10 litros de água em cada escovada. Apenas 2,5% da água do mundo é potável.
Deixe o papel de lado. Avanços tecnológicos tornaram possível reduzir bastante o uso de papel no dia-a-dia. Reduza seu consumo de papel em casa, no escritório, no banco etc.
E
Envolva-se em uma atividade ambiental como construir uma pequena horta na escola ou plantar uma árvore.
Eduque seus amigos sobre como as ações individuais podem ter um impacto exponencial e motive-os a participar do WED.
Explore! Saia para conhecer a natureza e tudo o que seu planeta tem para oferecer.
Evite ao máximo sair de carro. Use sua bicicleta, transporte público o ou vá andando – além de reduzir suas emissões de gás carbônico, você vai economizar dinheiro!
F
Faça suas compras com uma sacola de pano. Não somente nas compras de supermercado do dia-a-dia, mas também nas suas idas ao shopping! Uma sacola resistente pode durar anos e só precisa ser usada 5 vezes para ter um impacto ambiental menor do que uma sacola de plástico.
G
Gaste suas calorias correndo na rua ao invés da esteira. Assim você se mantém saudável e economiza energia elétrica.
H
Harmonize-se com a natureza ao seu redor – repare nas plantas e animais maravilhosos que estão sempre por perto, mas que talvez você nunca tenha notado.
I
Identifique inseto incomuns em seu jardim. Menos de 10% das espécies conhecidas foram analisadas para determinar seu estado de conservação.
J
Junte-se a um grupo local de conservação do meio ambiente. Você pode se unir às pessoas à sua volta para fazer uma diferença em sua comunidade.
L
Leve sempre uma caneca aonde você for para não precisar utilizar copos de plástico.
M
Mobilize suas redes sociais! Avise para seus amigos do WED – Facebook, Twitter, Orkut, mensagens de texto, telefone, e-mail – não importa como, espalhe a mensagem do WED!
Monte um grupo de amigos ou colegas de trabalho para tornar mais verde a sua escola, vizinhança ou local de trabalho, com ações como reciclagem e redução do uso do uso de papel.
N
Nomeie um Herói do WED na sua região. Informe quais são os grandes feitos ambientais que ela ou ele tem praticado e porque deve ser um Herói do WED.
O
Otimize a utilização da sua máquina de lavar – utilizando a opção de água fria você economiza uma quantia significativa de energia e reduz suas emissões diárias de carbono.
Opte por comprar produtos que tenham a certificação FSC, diminuindo assim o comércio de madeiras exóticas extraídas de florestas em perigo.
Organize um evento para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Monte um mutirão de limpeza em seu bairro, ande de carona com amigos, faça um jantar vegan (sem produtos animais) e não se esqueça de cadastrar sua atividade do site do WED!
P
Pense bem sobre sua rotina diária. Com apenas algumas pequenas mudanças - como lembrar de desligar as luzes, diminuir a potência do ar condicionado, desligar a torneira enquanto escova os dentes – você pode reduzir suas emissões diárias em mais de 60 por cento.
Plante uma árvore! Este é o Ano Internacional das Florestas, então por que não comemorar plantando uma árvore com seus amigos ou familiares?
Presenteie seus amigos com mudas de plantas em aniversários.
Programa de Compensação de Emissões – Várias linhas aéreas já permitem que você compense as emissões de gases de efeito estuda do seu voo.
Q
Quantifique quanto você pode economizar em cada inverno se diminuir a temperatura do aquecedor em apenas 2 graus. Seu consumo de energia pode ser reduzido em até 14 por cento!
R
Reduza. Reutilize. Recicle.
Reúna seus amigos e família para formar um grupo de plantação de árvores e comprometam-se a plantar e cuidar dessas árvores juntos.
S
Sempre que tiver vontade de ler livros, revistas ou jornais, pegue emprestado em uma biblioteca ou com um amigo ou vizinho.
Sacrifique algo pequeno cada mês – coma vegetais cultivados localmente ao invés de importados; fique sem comer carne; vá ao trabalho de carona; utilize a bicicleta ao invés do carro etc.
T
Tome decisões favoráveis ao meio ambiente neste WED – como por exemplo, reciclar seu lixo, mudar todas as lâmpadas de casa para lâmpadas que consumam pouca energia, compre menos peças de roupas ou compre em brechós, utilize transporte públicos ao invés do carro para ir ao trabalho – e faça com que isso se torne um hábito!
Tenha uma compoteira em casa para aproveitar o lixo orgânico.
U
Utilize o transporte público e reduza sua pegada de carbono diária.
Use seu bom senso!
V
Visite regularmente os sites do WED e veja como você pode se envolver! Coloque o site nos seus favoritos e siga-nos no Twitter e no Facebook.
Você pode fazer a diferença – ações individuais, quando multiplicadas, contribuem muito para a preservação da natureza!
X
Xingu, Amazonas, Danúbio, Nilo, Mississipi…Estes são apenas alguns dos milhares de rios do mundo que dependem de nós para sua conservação. Além de fornecer água para consumo, os rios abrigam inúmeras espécies de animais. Cuide bem dos rios e lagos próximos à sua cidade, conscientizando seus amigos e familiares a não poluírem.
Z
Zelar pelas florestas – O tema do WED deste ano é Florestas: A Natureza a Seu Serviço e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de zelar pelas florestas e destacar os serviços vitais que elas nos fornecem.

(Fonte: UNEP – Programa das Nações Unidas para o meio Ambiente. Disponível em: <http://www.unep.org/portuguese/WED/>. Acesso em 05 de junho de 2012.)


Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.