DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
- o primeiro referente à Economia Verde, definida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), como ações que resulte na melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que se reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social. Do ponto de vista prático, a Economia Verde é aquela cujo crescimento de renda e empregos é conduzido por investimentos públicos e privados que reduzem as emissões de carbono e a poluição, que aumentam a eficiência do uso dos recursos e da energia e evitam a perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. Esses investimentos devem ser catalisados e apoiados por reformas de políticas, mudanças nos regulamentos e direcionamento de despesas públicas.
- o segundo é um chamado a pessoas de todas as partes do mundo para conhecer melhor o conceito de Economia Verde e avaliar se, no seu país, ela te inclui.
Apoie e motive empresas que utilizam materiais certificados e operam de maneira ambientalmente sustentável.
Beterraba, cenoura, tomate, alface… Cultive seu próprio jardim orgânico e tenha sempre em casa vegetais deliciosos.
Comece já!
Desligue a torneira enquanto escova os dentes. Você pode economizar até 10 litros de água em cada escovada. Apenas 2,5% da água do mundo é potável.
Envolva-se em uma atividade ambiental como construir uma pequena horta na escola ou plantar uma árvore.
Faça suas compras com uma sacola de pano. Não somente nas compras de supermercado do dia-a-dia, mas também nas suas idas ao shopping! Uma sacola resistente pode durar anos e só precisa ser usada 5 vezes para ter um impacto ambiental menor do que uma sacola de plástico.
Gaste suas calorias correndo na rua ao invés da esteira. Assim você se mantém saudável e economiza energia elétrica.
Harmonize-se com a natureza ao seu redor – repare nas plantas e animais maravilhosos que estão sempre por perto, mas que talvez você nunca tenha notado.
Identifique inseto incomuns em seu jardim. Menos de 10% das espécies conhecidas foram analisadas para determinar seu estado de conservação.
Junte-se a um grupo local de conservação do meio ambiente. Você pode se unir às pessoas à sua volta para fazer uma diferença em sua comunidade.
Leve sempre uma caneca aonde você for para não precisar utilizar copos de plástico.
Mobilize suas redes sociais! Avise para seus amigos do WED – Facebook, Twitter, Orkut, mensagens de texto, telefone, e-mail – não importa como, espalhe a mensagem do WED!
Nomeie um Herói do WED na sua região. Informe quais são os grandes feitos ambientais que ela ou ele tem praticado e porque deve ser um Herói do WED.
Otimize a utilização da sua máquina de lavar – utilizando a opção de água fria você economiza uma quantia significativa de energia e reduz suas emissões diárias de carbono.
Pense bem sobre sua rotina diária. Com apenas algumas pequenas mudanças - como lembrar de desligar as luzes, diminuir a potência do ar condicionado, desligar a torneira enquanto escova os dentes – você pode reduzir suas emissões diárias em mais de 60 por cento.
Presenteie seus amigos com mudas de plantas em aniversários.
Quantifique quanto você pode economizar em cada inverno se diminuir a temperatura do aquecedor em apenas 2 graus. Seu consumo de energia pode ser reduzido em até 14 por cento!
Reduza. Reutilize. Recicle.
Sempre que tiver vontade de ler livros, revistas ou jornais, pegue emprestado em uma biblioteca ou com um amigo ou vizinho.
Tome decisões favoráveis ao meio ambiente neste WED – como por exemplo, reciclar seu lixo, mudar todas as lâmpadas de casa para lâmpadas que consumam pouca energia, compre menos peças de roupas ou compre em brechós, utilize transporte públicos ao invés do carro para ir ao trabalho – e faça com que isso se torne um hábito!
Utilize o transporte público e reduza sua pegada de carbono diária.
Visite regularmente os sites do WED e veja como você pode se envolver! Coloque o site nos seus favoritos e siga-nos no Twitter e no Facebook.
Xingu, Amazonas, Danúbio, Nilo, Mississipi…Estes são apenas alguns dos milhares de rios do mundo que dependem de nós para sua conservação. Além de fornecer água para consumo, os rios abrigam inúmeras espécies de animais. Cuide bem dos rios e lagos próximos à sua cidade, conscientizando seus amigos e familiares a não poluírem.
Zelar pelas florestas – O tema do WED deste ano é Florestas: A Natureza a Seu Serviço e tem como objetivo conscientizar sobre a importância de zelar pelas florestas e destacar os serviços vitais que elas nos fornecem.