7 de mai. de 2012
O Fórum de Agente Comunitários de Saúde, aconteceu no dia 07 de maio, com inicio às 9 horas, na Sala 3 do 2° Andar do Centro de Convenções Sul América.
Nas mesas foram abordados temas como a conduta do trabalho do agente comunitário de Saúde em campo, a promoção da saúde realizada pelo agente, seus direitos, deveres, e obrigações, a contratação efetiva, a previsão do aumento salarial, entre outras questões.
Tendo como Tema da mesa 1: A Profissão Agente Comunitário de Saúde: Aspectos Legais e Jurídicos.
Com a Participação dos convidados
Ruth Brilhante CONACS
Elaine Alves CONACS
Ronaldo Moreira SINDACSRJ
Wagner Souza SINDACSRJ
Tema da mesa 2: A Soma dos Diferentes Agentes na Promoção de Saúde
No Processo de Trabalho.
Com a Participação dos Convidados
Marcos José Alves do Nascimento ACS (3.3)
Tereza Ramos ACS PE
Marcelo Santos Pinto SMSDC (AVS)
Cristina Lopes SINDACS
Renata Pekelmam GHC/POA
Eliane Dallegrave GHC/POA
RISOTERAPIA – UMA FILOSOFIA DE PATCH ADAMS (10º CONGRESSO INTERNACIONAL REDE UNIDA)
Os ACSs Ulisses e Dayane, os AVSs Julio e Mariana, a auxiliar administrativa Iêda e a auxiliar de saúde bucal Telma do CMS Nagib Jorge Farah participaram da apresentação de graduandos da Universidade Unigranrio, que realizam um trabalho muito interessante nos hospitais do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no segundo dia (7 de maio) do 10º Congresso Internacional Rede Unida, que aconteceu no prédio da Sul América, localizado ao lado da Prefeitura do Rio, de 6 a 9 de maio.
A apresentação foi comandada pelo graduando de Enfermagem Alan, que através de uma dinâmica de grupo demonstrou um pouco dos conceitos de humanização, ensinando a interagir e a não ter medo de tocar o outro, a olhar nos olhos enquanto se fala, a ouvir mais e aprender a expressar os sentimentos.
O trabalho destes graduandos é baseado na filosofia de Patch Adams, “médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos”. Ele acredita na “conexão poderosa entre o ambiente e o bem estar, e que a saúde de um indivíduo não pode ser separada da saúde da família, da comunidade e do mundo”.
Atualmente Patch e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor.
Os graduandos da Unigranrio levaram para o Congresso esse brilhante trabalho e ensinaram aos participantes sua importância e seu valor a diferentes profissionais da área da Saúde.
2ª SEMANA BEBÊ CARIOCA (II SEMINÁRIO DO BEBÊ CARIOCA) - 10º CONGRESSO INTERNACIONAL REDE UNIDA
O II Seminário do Bebê Carioca, se iniciou com a mesa de discussão abordando o tema: “Valorização da Primeira Infância”: Rede cegonha, Primeira Infância Completa e Desenvolvimento infantil, com participação de representantes da SMSDC, Ministério da Saúde, Rede Unida e Unicef.
O evento da continuidade a 2ª Semana do Bebê Carioca, evento paralelo a 10º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado na Tenda Bibi Vogel, montada na área externa do Centro de Convenções Sul América, realizado na manhã do dia 7 de maio.
Mesa com participação de Joana Dantas, Maria Inês Oliveira, Rosane Rito e Valéria Rodrigues. Dentre as questões abordadas se destacam os relatórios de pesquisa e dados sobre o impacto do aleitamento materno exclusivo e a importância do Banco de Leite.
Disk Banco de Leite Hospital Maternidade Carmela Dutra.
Telefone: 3111-6625
Horário de funcionamento: 7 às 19 horas.
Coleta de Leite em domicílio.