Os ACSs Ulisses e Dayane, os AVSs Julio e Mariana, a auxiliar administrativa Iêda e a auxiliar de saúde bucal Telma do CMS Nagib Jorge Farah participaram da apresentação de graduandos da Universidade Unigranrio, que realizam um trabalho muito interessante nos hospitais do Rio de Janeiro.
O evento foi realizado no segundo dia (7 de maio) do 10º Congresso Internacional Rede Unida, que aconteceu no prédio da Sul América, localizado ao lado da Prefeitura do Rio, de 6 a 9 de maio.
A apresentação foi comandada pelo graduando de Enfermagem Alan, que através de uma dinâmica de grupo demonstrou um pouco dos conceitos de humanização, ensinando a interagir e a não ter medo de tocar o outro, a olhar nos olhos enquanto se fala, a ouvir mais e aprender a expressar os sentimentos.
O trabalho destes graduandos é baseado na filosofia de Patch Adams, “médico norte-americano, famoso por sua metodologia inusitada no tratamento a enfermos”. Ele acredita na “conexão poderosa entre o ambiente e o bem estar, e que a saúde de um indivíduo não pode ser separada da saúde da família, da comunidade e do mundo”.
Atualmente Patch e sua trupe de palhaços viajam pelo mundo para áreas críticas em situação de guerra, pobreza e epidemia, espalhando alegria, o que é uma excelente forma de prevenir e tratar muitas doenças. Além de médico, humorista, humanista e intelectual, Patch é também um ativista em busca da paz mundial. Segundo ele, seu intuito não é apenas mudar, através do humor, a forma como a medicina é praticada hoje. Patch traz uma mensagem de amor ao próximo que, se praticada por todos nós, certamente irá mudar o mundo para melhor.
Os graduandos da Unigranrio levaram para o Congresso esse brilhante trabalho e ensinaram aos participantes sua importância e seu valor a diferentes profissionais da área da Saúde.
0 comentários:
Postar um comentário