Profissionais da nossa unidade realizaram na tarde de hoje uma palestra com os responsáveis pelas crianças das turmas de educação infantil EI11 e EI21 na Escola Municipal Eneida Rabello de Andrade, localizada próximo ao CMS Nagib Jorge Farah.
Durante a palestra a acadêmica de enfermagem da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Mirian Carla, a técnica de enfermagem Shirley, a técnica de saúde bucal Maria de Lourdes, o cirurgião-dentista Flavio e a agente comunitária de saúde Dayane, realizaram uma apresentação bem explicativa sobre o que é a pediculose, porque este agravo acomete principalmente as crianças em idade escolar e como tratar.
Foram distribuídos também kits contendo pente-fino e material explicativo para auxiliar os pais ou responsáveis pelas crianças na resolução do problema; além disso foi disponibilizado o telefone da FIOCRUZ disque piolho 2562-1578.
A palestra foi solicitada pela direção escolar devido à incidência deste agravo na escola.
Conhecendo um pouco mais sobre a PEDICULOSE...
É a infestação por piolhos que acomete a cabeça (Pediculus humanus capitis), o corpo (Pediculus humanus corporis), ou a área genital (Phitiris pubis). Tanto o piolho da cabeça quanto o púbico, conhecido popularmente como chato, vivem diretamente no hospedeiro enquanto que o piolho do corpo vive nas roupas. A infestação é comum em locais onde há superpopulação e falta de higiene, sendo o piolho do corpo um importante vetor na transmissão de doenças como tifo endêmico, febre das trincheiras e febre recorrente.
Sua transmissão se dá principalmente através do contato. Lugares aglomerados ou apertados como salas de aula ou transportes coletivos facilitam a transmissão. O diagnóstico é feito baseado na localização das lêndeas (ovos) aderidas ao pêlo
A droga mais utilizada na pediculose do couro cabeludo é o xampu de Lindane a 1%. O couro cabeludo deve ser lavado com o xampu por dois dias consecutivos, deixando a espuma agir por 15 minutos, repetindo-se as lavagens em 7 dias. A solução aquosa de ácido acético (diluição de vinagre em água em partes iguais), é utilizada para remoção das lêndeas, devendo agir por 20 minutos no couro cabeludo e ser lavada com xampu brando e pente fino. O xampu de deltametrina e a solução de monossulfiram à 25% também são utilizados..
A pediculose pode acometer qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condição socioeconômica. A descontaminação é fundamental e pode ser feita com medidas simples de higiene, devendo estas ser estimuladas pelos pais. A criança deve ficar o mais a vontade possível durante a aplicação do tratamento, além disso, deve-se evitar efeitos psicológicos nas crianças, provocados por chacotas de outros indivíduos; por isso é indicado e, nem há necessidade, de se cortar o cabelo da criança.
(Fonte: UFF. Disponível em: <http://www.uff.br/disicamep/pediculose.htm>. Acesso em 23 de maio de 2012.)
0 comentários:
Postar um comentário