Nossa unidade começou hoje, 21 de maio, a implantação do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia. A coordenadora Selma e os técnicos em agronomia Sílvia Michele e Adriano são as responsáveis pela implantação da horta e das atividades que serão feitas com grupo de usuários no CMS relativas às plantas medicinais. O Programa será coordenado pelo farmacêutico Carlos Augusto e pela técnica de enfermagem Shirley Abreu, apoiados pelo enfermeiro Luiz Amate e o técnico em saúde bucal Geraldo.
O primeiro passo foi a criação de um canteiro e uma horta, onde funcionários plantaram as primeiras mudas de diversas ervas e plantas medicinais como, por exemplo: colônia, babosa, capim-limão, guapo, boldo da terra, erva baleeira, alecrim, cana-do-brejo, carqueja, arnica, manjericão branco, manjericão roxo e hortelã-pimenta.
O Programa de Plantas Medicinais e Fitoterapia foi instituído em 1992 com uma equipe multiprofissional desenvolvendo as seguintes ações: cultivo de plantas medicinais nas unidades da rede municipal de saúde como forma de apoio aos grupos de usuários; valorização do conhecimento tradicional; orientação sobre o cultivo e o uso correto das plantas medicinais; realização de oficinas de geração de renda e de promoção da saúde; assistência médica e farmacêutica fitoterápicas; educação permanente e capacitação técnica dos profissionais de saúde envolvidos com o programa. Além disso, o programa conta com uma Fazenda Modelo onde é cultivada a matéria-prima para a produção de fitoterápicos.
Serão desenvolvidas diversas atividades com grupos de usuários, conforme agenda abaixo (segundas-feiras, às 13:30 horas):
Dia 4 de junho – identificação botânica
Dia 18 de junho – chás (infusão, decocção e maceração)
Dia 2 de julho – tintura e alcoolatura
Dia 16 de julho – loção repelente de citronela
Dia 30 de julho – xampu para pediculose.
Informações:
Shirley Abreu (téc. enfermagem) – tel: 7720-6457; ID: 98*97377 – shy.abreu@hotmail.com
Canteiro sendo plantado
Início dos trabalhos: preparando o canteiro
Abrindo as covas
Colocando a terra adubada
A técnica de enfermagem Shirley
plantando a primeira muda
A gerente Analaura dando o exemplo
O técnico de saúde bucal Geraldo...
O farmacêutico Carlos...
O enfermeiro Luiz...
A residente Luizângela...
O técnico de farmácia Marcos...
A auxiliar de saúde bucal Telma..
E a residente Aline.
Funcionários e representantes da Pastoral da Criança
presentes na implantação da horta
A técnica de enfermagem Shirley Abreu e a
técnica em agronomia Sílvia Michele
Sílvia Michele e a coordenadora do projeto Selma
0 comentários:
Postar um comentário