A 2ª Semana do Bebê Carioca, evento realizado pela prefeitura do Rio, aconteceu de 6 a 9 de Maio, associado ao 10° Congresso Internacional Rede Unida, na Tenda Bibi Vogel, montada na área externa do Centro de Convenções Sul América.
A abertura das atividades da 2ª Semana do Bebê Carioca aconteceu durante o domingo, 6 de maio, das 14 às 17h e 30 min e foi marcada por um show, comandado pela coordenadora do Aleitamento Materno da Cidade do Rio de Janeiro Rosane Rito.
Durante o evento as áreas programáticas e as unidades de saúde (entre Centros Municipais de Saúde e Clínicas da Família) espalhadas pela Cidade do Rio de Janeiro, realizaram apresentações sobre a importância do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê.
Apresentações do evento:
1) Teatro Mãe Leoa – Escola Municipal Lins de Vasconcelos – AP 3.2.
Através de uma parceria da AP 3.2 e a Escola Municipal Lins de Vasconcelos pelo Programa de Saúde Escolar (PSE), as crianças da unidade escolar apresentaram uma peça sobre a importância da amamentação vivida por uma leoa que sonhava em ser mãe.
2) Dona Capituxa e sua turma – AP 2.2.
As bonecas amamentadoras cantaram uma paródia da música do Cantor Bochecha, “quero te encontrar”.
3) Leite Bom - CMS Augusto Boal – AP 3.1.
As profissionais do CMS Augusto Boal da nossa AP 3.1, cantaram e dançaram sobre a paródia da música “Xibom Bombom”, do grupo As Meninas, alertando a todos que “a mamadeira é errada, e que é o leite materno que fortalece”.
4) C. F Cabo Edney Canazaro de Oliveira – AP 3.2.
A Clinica da Família Cabo Edney trouxe para o evento a paródia de duas músicas, uma do cantor Jorge Vercillo , “final feliz”, aconselhando a amamentar sem medo, e a outra do grupo Tribalistas, “já sei namorar”, relatando os benefícios da amamentação.
5) Rap da Amamentação – C.F. Isabel dos Santos – AP 3.2.
A unidade apresentou uma paródia do Rap da Felicidade do Cantor MC Marcinho, alertando sobre o aleitamento exclusivo até os 6 primeiros meses de vida, “nada de papinha, pois o leite é nutritivo”. A apresentação contou com o grupo da melhor idade, que dançaram ao som do Funk, junto com profissionais da C.F. Isabel dos Santos.
6) C.F. Vila do João – AP 3.1.
A Clinica também trouxe o grupo da melhor idade para cantar uma paródia de Milton Nascimento, “Maria Maria”, relatando que “mamar é luz, é uma intensa magia... é saúde, é um leite que alimenta”.
7) Canarinhos da 3ª Idade – CMS Maria Aparecida – AP
O grupo Canarinhos da 3ª Idade já faz parte do CMS há 10 anos, cantaram 3 músicas, duas com composição própria (uma falando da rotina da unidade e a outra sobre a amamentação como ato de amor e saúde), e a terceira música foi uma paródia da marchinha carnavalesca “Cachaça não é água não”, pois “não pode faltar leite de peito que é o alimento maior”. A unidade possui o título de Unidade Amiga da Amamentação desde 2004.
8) CMS Morro União – AP 3.3.
O CMS trouxe para o evento a parodia da marchinha carnavalesca “Mamãe eu quero”, relatando que o “leite materno é tudo que o bebê precisa para se alimentar”.
9) C. F. Cancela Preta – AP 5.1.
A unidade realizou uma apresentação muito emocionante, com o balé das mães com seus bebês, ao som da música de Tom Jobim, “Pela Luz dos Olhos Teus”. O final da apresentação as mães amamentaram os bebês e os maridos entraram para entregar uma rosa as esposas, simbolizando o amor e a união familiar.
10) As 7 maravilhas do Santa Maria – CMS Santa Maria – AP 4.0.
O grupo apresentou a paródia da música do grupo Araketu, “Mal acostumado”, que fala dos cuidados que o bebê vai precisar e dos benefícios do aleitamento materno.
11) C. F Vila Canoas – AP 2.1.
Cantou uma musica de autoria própria, que fala que o “leite alimenta e acalenta”.
12) CMS Flávio Couto Vieira – AP 3.3.
Também apresentou uma canção própria, relatando o carinho da mãe com o bebê durante a amamentação e seus benefícios.
13) CMS Mário Rodrigues Cidi – AP 1.0.
Cantou uma paródia da música “meteoro da paxão” de Luan Santana, que alerta que o leite deve ser exclusivo e os benefícios da amamentação.
14) Universitárias de Nutrição da UFF – Voluntárias no evento
Também realizaram uma paródia da musica de Luan Santana, “meteoro da paixão”, mas desta vez sobre os agradecimentos do bebê para mãe que amamenta.
15) Leonardo – AP 3.2
Cantou uma musica de autoria própria, que fala do momento de prestígio da mãe e da família na amamentação.
16) Teatro de Fantoches – Defesa Civil do Rio de Janeiro.
A apresentação voltada para as crianças para alertar a população sobre os sistema de alarmes e sirenes instalados em áreas de risco da Cidade do Rio de Janeiro. Durante a apresentação, uma das crianças da platéia, o menino Benzário ficou encantado com os fantoches.
Participação do CMS Nagib Jorge Farah durante o evento!
Conseguimos uma foto do fotógrafo do Nagib!
Blogueiras e residentes do CMS Nagib!
Nossa unidade esteve presente em dois eventos consecutivos. ACS e blogueira Daiane apontando sua foto que estava em exposição, ela também participou do evento ano passado!
Platéia...
Platéia...
As meninas blogueiras do Nagib!
ACS Ulisses recebendo camisa do bebê carioca. É o nosso CMS marcando presença no evento.
0 comentários:
Postar um comentário