CMS Nagib Jorge Farah

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21240-780 | ☎ Telefone: (21) 3357-7006 | 7018
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h - Sábado das 08h às 12h
Diretor: Alexandre Lara | Gerente: Alessandra Requena | CNES 2296535 - ESF: 08 | ESB: 04

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

31 de mai. de 2012

31 DE MAIO:DIA MUNDIAL SEM TABACO

31 DE MAIO:DIA MUNDIAL SEM TABACO


O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das companhias para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como o que a sociedade pode fazer para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras. A data foi criada em 1987, pela OMS.
Além dos danos à saúde (como diferentes tipos de câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, osteoporose e catarata entre mais de 50 doenças diretamente relacionadas ao tabagismo), ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade: uso de agrotóxicos, adoecimento dos fumicultores, inclusive crianças e adolescentes, desmatamento, incêndios, resíduos urbanos e marinhos.


Deixe de fumar
Nossa Unidade realiza ações de tratamento para os usuários que fumam. O tratamento é realizado por um grupo de tabagismo que buscam apoiar quem deseja abandonar o vício do cigarro. O trabalho busca principalmente motivar os participantes a parar de fumar enfatizando a importância da qualidade de vida. As inscrições para o tratamento são feitas na unidade. Nosso grupo é liderado por profissionais capacitados da Unidade. Se você é tabagista e deseja parar de fumar, venha participar conosco!




30 de mai. de 2012

REALIZAÇÃO DO DIA DO DESAFIO

REALIZAÇÃO DO DIA DO DESAFIO

Aconteceu hoje, às 15horas, aqui no CMS Nagib Jorge Farah o nosso momento de caminhada pelo movimento do dia do desafio, com a participação de agentes comunitários, médica, enfermeiras, técnicas de enfermagem e a professora da academia carioca que comandou a caminhada. Foi percorrido o trajeto em torno do quarteirão,  finalizando com realização de exercícios e muita música em nossa academia carioca. Um momento total de mobilização e incentivo à realização de atividades físicas!















29 de mai. de 2012

DIA DO DESAFIO

DIA DO DESAFIO


Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.
Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.
A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.
O objetivo da mobilização mundial é a realização de qualquer atividade física durante o dia 30 de maio com duração mínima de 15 minutos. Participe e mexa-se!

28 de mai. de 2012

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER E O DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA

DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER E O DIA NACIONAL DE REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNA


Celebra-se hoje, dia 28 de maio, o Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, que têm como principal objetivo chamar a atenção da sociedade brasileira para o problema das mortes maternas e ampliar o debate público sobre os direitos das mulheres. O primeiro evento que marcou a data foi o IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, que ocorreu na Holanda, em 1984. Três anos depois, na 5ª edição do Encontro, realizada na Costa Rica, foi proposto que, daquele momento em diante, fosse escolhido um tema relacionado à saúde da mulher para ações políticas, a serem realizadas sempre no 28 de maio. Desde então, a data tornou-se referência para a reflexão internacional sobre saúde da mulher.
No ano seguinte, em 1988, houve a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com envolvimento da Rede Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Brasil. A partir dessa ação, o governo brasileiro determinou, por meio da Portaria 663/94 do Ministério da Saúde, que o dia fosse instituído como data nacional para redução da morte materna.

Redução das mortes maternas: desafio para o Brasil e para o mundo

O relatório "Tendências sobre a Mortalidade Materna: 1990 a 2010", divulgado no último dia 16 de maio, mostra que entre 1990 e 2010 o número de mortes maternas por ano diminuiu de mais de 543 mil para 287 mil em todo o mundo, uma queda de 47%. Enquanto foram registrados grandes progressos em quase todas as regiões, existem muitos países, particularmente na África Subsaariana, que não irão alcançar o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM) de redução das mortes maternas em 75% entre 1990 e 2015.
De acordo com o documento, elaborado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Banco Mundial, a cada dois minutos uma mulher morre por complicações na gravidez. As quatro causas mais comuns de morte são hemorragias graves após o parto, infecções, hipertensão durante a gravidez e abortos inseguros, realizados em más condições. Noventa e nove por cento das mortes maternas ocorrem nos países em desenvolvimento; a maioria poderia ser evitada por meio de intervenções de eficácia comprovada.
Segundo o relatório, a estimativa de razão de morte materna no caso do Brasil caiu para 56 por 100 mil nascidos vivos; entre 1990 e 2010, o país registrou uma redução de 51% nas mortes maternas, superior à média mundial (47%) e latino-americana (41%) para o período, mas ainda insuficiente para alcançar a meta do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 5, de saúde materna, que estabelece uma redução de 75% em relação aos dados de 1990.
As estimativas apresentadas no Relatório “Tendências sobre a Mortalidade Materna: 1990 a 2010” foram computadas segundo um modelo de regressão multinível de duas etapas,  metodologia que permite a comparabilidade entre os vários países. Entretanto, tais estimativas não refletem necessariamente as estatísticas oficiais dos países, que podem usar métodos diferentes; no caso do Brasil, o Ministério da Saúde divulgou recentemente que o dado oficial para a razão de morte materna é de 68 por 100 mil nascidos vivos.
Embora o país apresente uma tendência de redução das mortes maternas bastante expressiva, é necessário seguir investindo na ampliação do acesso ao planejamento reprodutivo voluntário, na melhoria da qualidade da atenção pré-natal, na formação de profissionais para o atendimento adequado, humanizado e não discriminatório, no fornecimento de serviços e na ampliação do acesso aos cuidados obstétricos de emergência quando surgem complicações.



25 de mai. de 2012

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ 1º DE JUNHO

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É PRORROGADA ATÉ 1º DE JUNHO

A meta é vacinar 80% da população-alvo. Balanço parcial indica cobertura 52,5%, com melhor adesão das crianças.


O Ministério da Saúde prorrogou a 14ª Campanha de Vacinação contra Gripe em uma semana, até o dia 1º de junho. A ampliação do prazo, que terminava nesta sexta-feira (25), possibilitará que um número maior de pessoas se vacine e se proteja da doença.
Até esta quinta-feira (24), 15,8 milhões de pessoas já tinham tomado a vacina, o que representa 52,46% do público-alvo, formado por pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores de saúde, crianças entre seis meses e menores de dois anos, gestantes e povos indígenas. A meta da campanha é imunizar 80% deste grupo prioritário, correspondente a 24,1 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, alerta sobre importância da vacina, que é oferecida gratuitamente nos 34 mil postos de saúde de todo o país. Padilha lembra que ela é segura e protege contra os três vírus que mais circulam no Brasil. “Prorrogamos o prazo para que todas as pessoas que não tiveram tempo de ir aos postos de saúde possam se vacinar contra a gripe e estejam protegidas no inverno, período de maior circulação do vírus. A vacina é a melhor maneira de evitar a doença”, afirma Padilha.
O principal objetivo da campanha de vacinação é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações provocadas por infecções do vírus da gripe. Como resultado da imunização, em 2011, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados diminuiu 44% - de 9.383 para 5.230. No entanto, se não mantermos altas coberturas vacinais, esses números poderão voltar a se elevar neste ano.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, descarta mitos de que a vacina possa ter efeitos nocivos. “Ela é segura. A maioria das reações adversas é leve, como dor e sensibilidade no local da injeção. Só quem tem alergia a ovo não pode tomar a vacina”, ressaltou. O secretário explicou ainda que é impossível contrair gripe após a vacinação, como algumas pessoas costumam afirmar. “O vírus usado nesta vacina é inativado”, observou. 
PARCIAL – Até o momento, a melhor adesão à campanha é entre as crianças, com o percentual de cobertura de 59,4%. Em números, significa que quase 2,6 milhões de crianças, entre seis meses e menores de dois anos, já foram protegidas contra a gripe, de um total de 4,3 milhões.
Na sequência, 1,3 milhão de trabalhadores de saúde já receberam a vacina, o que corresponde a taxa de 54,3% do total de quase 2,5 milhões profissionais. Mais de 10,7 milhões de idosos também já se vacinaram contra a gripe. A cobertura neste público é de 52%, do total de quase 20,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. As gestantes respondem pelo percentual de cobertura de 47,5%, o que representa pouco mais de um milhão de futuras mães vacinadas, de um total de 2,1 milhões. É importante relembrar que as gestantes podem tomar a vacina, independentemente do período da gestação, não oferecendo nenhum risco para ela ou para o seu bebê. A população indígena alcançou 40,4% de cobertura, perante o total de 586,6 mil índios.
A escolha dos grupos prioritários foi recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), respaldada em estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. Ao vacinar os grupos prioritários, quebra-se a cadeia de transmissão para a população em geral.
PROTEÇÃO - Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e, de 39% a 75%, a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacina reduz o risco de pneumonia em cerca de 60%, e o risco global de hospitalização e morte, aproximadamente de 50% a 68%, respectivamente.
  


 (Fonte: Ministério da Saúde. Disponível em:< http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/5272/162/vacinacao-contra-a-gripe-e-prorrogada-ate-1o-de-junho.html>. Acesso em 25 de maio de 2012. 


Atenção moradores dos bairros de Jardim América e Vigário Geral: o CMS Nagib Jorge Farah estará a disposição para realizar a vacinação contra a Influenza (gripe)  durante toda a próxima semana. Não deixe para ultima hora. Vacine-se!









24 de mai. de 2012

ENCONTRO DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA UNIDOS PELA FÉ

ENCONTRO DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA UNIDOS PELA FÉ

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, em nosso auditório superior, mais um encontro do Grupo de Convivência Unidos Pela Fé. Desta vez a atração foi o filme “De porta em porta”, que retrata a vida de Bill, que mesmo portador de necessidades especias (devido a sequelas de uma paralisia cerebral na infância) não desiste de seus objetivos. 
"O filme trouxe para discussão temas essenciais à auto-estima dos participantes, pois aborda a capacidade de acreditar em si, não importando os limites sociais e estruturais e, ainda, que todos nós podemos ser agentes de transformação".
Comandaram o evento a cirurgiã-dentista Dr. Rosangela e a auxiliar de saúde bucal Telma.
Os encontros do grupo acontecem todas as manhãs de quinta-feira, sempre com atividades diferentes. Participe!



23 de mai. de 2012

PALESTRA EM ESCOLA SOBRE PEDICULOSE (INFESTAÇÃO POR PIOLHOS)

PALESTRA EM ESCOLA SOBRE PEDICULOSE (INFESTAÇÃO POR PIOLHOS)

Profissionais da nossa unidade realizaram na tarde de hoje uma palestra com os responsáveis pelas crianças das turmas de educação infantil EI11 e EI21 na Escola Municipal Eneida Rabello de Andrade, localizada próximo ao CMS Nagib Jorge Farah.
Durante a palestra a acadêmica de enfermagem da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) Mirian Carla, a técnica de enfermagem Shirley, a técnica de saúde bucal Maria de Lourdes, o cirurgião-dentista Flavio e a agente comunitária de saúde Dayane, realizaram uma apresentação bem explicativa sobre o que é a pediculose, porque este agravo acomete principalmente as crianças em idade escolar e como tratar.
Foram distribuídos também kits contendo pente-fino e material explicativo para auxiliar os pais ou responsáveis pelas crianças na resolução do problema; além disso foi disponibilizado o telefone da FIOCRUZ disque piolho 2562-1578.
A palestra foi solicitada pela direção escolar devido à incidência deste agravo na escola.
Conhecendo um pouco mais sobre a PEDICULOSE...
É a infestação por piolhos que acomete a cabeça (Pediculus humanus capitis), o corpo (Pediculus humanus corporis), ou a área genital (Phitiris pubis). Tanto o piolho da cabeça quanto o púbico, conhecido popularmente como chato, vivem diretamente no hospedeiro enquanto que o piolho do corpo vive nas roupas. A infestação é comum em locais onde há superpopulação e falta de higiene, sendo o piolho do corpo um importante vetor na transmissão de doenças como tifo endêmico, febre das trincheiras e febre recorrente.
Sua transmissão se dá principalmente através do contato. Lugares aglomerados ou apertados como salas de aula ou transportes coletivos facilitam a transmissão. O diagnóstico é feito baseado na localização das lêndeas (ovos) aderidas ao pêlo
A droga mais utilizada na pediculose do couro cabeludo é o xampu de Lindane a 1%. O couro cabeludo deve ser lavado com o xampu por dois dias consecutivos, deixando a espuma agir por 15 minutos, repetindo-se as lavagens em 7 dias. A solução aquosa de ácido acético (diluição de vinagre em água em partes iguais), é utilizada para remoção das lêndeas, devendo agir por 20 minutos no couro cabeludo e ser lavada com xampu brando e pente fino. O xampu de deltametrina e a solução de monossulfiram à 25% também são utilizados..
A pediculose pode acometer qualquer pessoa, independente de idade, sexo ou condição socioeconômica. A descontaminação é fundamental e pode ser feita com medidas simples de higiene, devendo estas ser estimuladas pelos pais. A criança deve ficar o mais a vontade possível durante a aplicação do tratamento, além disso, deve-se evitar efeitos psicológicos nas crianças, provocados por chacotas de outros indivíduos; por isso é indicado e, nem há necessidade, de se cortar o cabelo da criança.
(Fonte: UFF. Disponível em: <http://www.uff.br/disicamep/pediculose.htm>. Acesso em 23 de maio de 2012.)

















GRUPO DE ARTESANATO ASAS DA IMAGINAÇÃO

GRUPO DE ARTESANATO ASAS DA IMAGINAÇÃO

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, na sala de atividades do CMS Nagib Jorge Farah, mais um encontro do grupo de artesanato “Asas da Imaginação”.
O grupo foi liderado pela agente comunitária de saúde Solange (ESF Vila Esperança), que com calma e paciência ensinou às participantes um lindo trabalho de flores de enfeites em EVA.
Essa foi mais uma oportunidade para alunas que ainda não tinham aprendido as técnicas de    trabalha com o emborrachado EVA e uma chapinha de cabelo e, também, para o aperfeiçoamento daquelas que participaram da aula na semana passada.
ATENÇÃO ALUNAS DO ARTESANATO!
Na próxima semana a aula foi transferida de quarta-feira dia 30 de maio para sexta-feira dia 1 de junho, então fiquem atentas as datas, e participem!!!













Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
24.000 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.