15 de mar. de 2012

DIA DA CELEBRAÇÃO DA VIDA

Através de uma parceria entre a Pastoral da Criança e nosso CMS Dr. Nagib Jorge Farah, aconteceu o Dia da Celebração da Vida, mais conhecido como Dia do Peso, na Paróquia São João Batista.
O evento contou com a participação das ACSs Ingrid e Simone, ambas pertencentes a ESF Renascer, para a atualização de pesagem das crianças acompanhadas pela Pastoral e pela ESF, geralmente são crianças que se encontram no grupo de maior vulnerabilidade. Após a pesagem foram distribuídos leite em pó e também a farinha nutritiva conhecida como multimistura. Teve também distribuição de lanches para as crianças e mães participantes.
“ Criada em 1983, a Pastoral da Criança – hoje presente em todo o Brasil e em mais 19 países – alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas para que elas se tornem protagonistas de sua própria transformação pessoal e social.
Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Entre as principais atividades desenvolvidas são:
1 – Acompanhamento das gestantes;
2 – Acompanhamento das crianças menores de seis anos;
3 – Promoção da dignidade da pessoa, cidadania, espiritualidade e educação para a paz.
As ações da Pastoral da Criança e da Estratégia Saúde da Família podem ser direcionadas para a soma de esforços. Um exemplo dessa ação conjunta é a pesagem de crianças. Para que não ocorram duas pesagens das mesmas crianças no mês, o Agente Comunitário pode ser convidado a participar do Dia da Celebração da Vida (Dia do Peso) para ajudar e aproveitar a oportunidade para também anotar o peso das crianças nos seus relatórios. O Saúde da Família, que é uma iniciativa do Governo Federal, e a Pastoral da Criança devem promover e não descartar parcerias, pois o benefício será de todos.” (FONTE: site da Pastoral da Criança)
O próximo Dia da Celebração da Vida está agendado para o 19 de abril, no mesmo local, Paróquia São João Batista, território da ESF Renascer.











0 comentários:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Michael Cheib, S/N - Jardim América

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 19h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3357-7006 | 3357-7018

Tecnologia do Blogger.